Convidamo-lo a partir à descoberta do Concelho de Mortágua. Se é amante dos desportos motorizados e do contacto com a Natureza, temos para oferecer-lhe uma das mais extensas áreas florestais do país e uma labiríntica rede de estradões florestais que poderão ser o palco de inesquecíveis aventuras. Se, para além disso, não dispensa a pesca ou a prática de desportos aquáticos, saiba que a albufeira da Barragem da Aguieira reúne condições ímpares em toda a Região Centro, para além da indiscutível beleza das suas margens arborizadas e muito recortadas.

Suba a miradouros sacralizados, participe nas nossas romarias, aprecie o nosso folclore, visite as aldeias em pedra de xisto, desça aos vales agrícolas e percorra caminhos rurais, contactando com uma cultura centenária. Tente-se com a riqueza do nosso artesanato, em especial o barro vermelho da Gândara, e deleite-se com os prazares da mesa nos nossos restaurantes, onde se destaca uma excelente Lampantana. Acomode-se nas hospitaleiras pensões locais. Deixe-se seduzir pelo encanto e simpatia das nossas gentes, conviva, divirta-se... e parta com saudades.

O Concelho de Mortágua tem em si um espaço turístico à espera de ser descoberto por quem gosta de desfrutar a vida ao ar livre.

São variados os tesouros da natureza que poderemos encontrar ainda em estado virgem no nosso Concelho.
Fazendo juz ao seu nome, a água é um recurso que existe em abundância no Concelho e é um desses tesouros.
Correndo livremente por entre montes e vales podemos encontrar inúmeros rios e ribeiros de águas cristalinas que junto de si albergam, escondem e salvaguardam algumas espécies florestais autóctones.

Fruto da intervenção humana, existe também um extenso manto de água que oferece a quem o visita recantos paradisíacos e que vale a pena descobrir – a Albufeira da Aguieira.
De barco, água dentro, são muitos os encantos com que a albufeira nos surpreende e seduz.
Há locais que apenas os pescadores parecem conhecer. Mas contra o sol lá estão as suas silhuetas expectantes. Ao fim de um dia há sempre histórias de boas pescarias.
Há quem vá para a albufeira por um bom banho de sol. E há quem descubra todos os seus recantos de canoa.
Há ainda pequenas ilhotas na albufeira. Ancoradouros temporários para a descoberta de locais, também temporariamente, só nossos. É por este imenso lago azul que se deve deixar seduzir.
O verde e o cheiro da floresta complementam este quadro pintado pela natureza e demonstram que este é um dos nossos tesouros mais preciosos.
À água e à floresta, podemos acrescentar uma paisagem humanizada que conserva em si algumas aldeias de genuína ruralidade com inúmero património rural edificado em que o xisto marca a sua presença e, sobretudo, as nossas preciosas gentes que sabem e gostam de bem receber quem nos visita.

Com este enquadramento humano e paisagístico, o Concelho de Mortágua contém em si óptimas condições para o desenvolvimento de actividades turísticas de qualidade.
Contudo, e apesar das inúmeras potencialidades locais, este é ainda um sector com um significado relativo para o concelho.

A construção do Empreendimento Turístico do Vale d’ Aguieira soube aproveitar o excelente enquadramento paisagístico e integrar harmoniosamente as componentes da hotelaria, da animação e lazer e da habitação, significando um primeiro passo no sentido do desenvolvimento turístico do Concelho.
Actualmente, e em termos de infra-estruturas de alojamento, o Concelho tem a “Pensão Juiz de Fora”; as residenciais “Pôr do Sol” e “Lagoa Azul”, Hotel Monterio e Montebelo Aguieira (Lake Resort § Spa).

O turismo e as actividades que lhe são complementares (alojamento, restauração, animação cultural, etc.) são, pois, áreas de investimento onde é ainda necessário apostar.
Quanto a comeres esperam-nos agradáveis surpresas: à Lampantana deve acrescentar-se um delicioso arroz doce e um inesperado Bolo de Cornos que podem ser acompanhadas pela famosa qualidade dos vinhos do Dão.


Há neste Concelho um pouco do Portugal genuíno que vale a pena conhecer!

Visite-nos, pois queremos que às imagens possa acrescentar as emoções!

fonte: Câmara Municipal de Mortágua
http://www.cm-mortagua.pt/